A operadora móvel de telecomunicações, Africell, lançou esta sexta-feira, operações de serviços financeiros móveis, o Afrimoney, com transacções gratuitas entre usuários e bónus de 100% em todas as recargas de telemóveis pagos através deste serviço.
Depois da licença atribuída pelo Banco Nacional de Angola (BNA), o Afrimoney entra para a concorrência, visto que já existem outros serviços operacionais no mercado angolano, no quadro da inclusão e digitalização financeira.
De acordo com a directora-geral da Afrimoney Angola, Kátia da Conceição, os utilizadores podem fazer transacções financeiras com indivíduos e organizações na plataforma, com valores até 200 mil kwanzas para particulares.
Além das transações, a plataforma vai também permitir depósitos, transferências, levantamentos instantâneos, pagamentos de serviços a comerciantes, abrangendo a população bancarizada, mas com foco naquelas que se encontram fora do circuito económico formal.
À semelhança de alguns serviços já disponíveis, com o Afrimoney, a operadora quer tornar a plataforma num serviço financeiro acessível e de fácil utilização.
Para Kátia da Conceição, a carteira digital podera mudar a vida daqueles que, de outra forma, dependem do dinheiro físico para transacionar.
“Evidências de outros mercados sugerem que, com a educação e apoio adequados, os novos usuários irão facilmente adoptar o serviço e integrá-lo nas suas actividades diárias, ampliando os benefícios para si próprio e para a economia em geral”, sublinhou.