Até ao momento foram registados cerca de 2.700 casos de burlas, que resultaram em perdas de 875 milhões de kwanzas, por parte de alguns utentes de cartões multicaixas. A informação foi prestada pelo administrador Executivo da EMIS, Joaquim Caniço.
Segundo o responsável, os casos são poucos, mas o impacto das mesmas são muito elevados, admitindo ter havido mais casos que não chegaram a ser reportados à EMIS.
Os casos reportados à EMIS estão ligados com roubos e furtos de cartões, depois da exposição do PIN de forma descuidada pelos utentes, entre outros casos.
Face a esta situação, o responsável aconselha os utentes de multicaixa a não colocarem valores avultados em contas associadas ao cartão.
“Infelizmente as pessoas continuam a manter valores avultados nas contas, e quando deparados com casos de burla, o impacto é elevado”, afirmou.
No caso do multicaixas Express, a Emis diz que registou poucos fraudes, apontando que os números rondam entre 5 a 60 casos, de acordo com as denuncias feitas pelos utentes.
Medidas de prevenção e alertas continuam a ser reforçadas pela EMIS para a redução dos casos, segundo Joaquim Caniço.