Este conteúdo é apenas para assinantes
A maioria dos sindicatos do setor público da África do Sul concordou nesta sexta-feira com um aumento salarial de 7,5% após cinco meses de greve, informou o governo em comunicado.
O acordo de dois anos e vários mandatos é significativamente maior do que o que o governo considerou em seu orçamento de 2023 e colocará em risco os esforços para gerenciar os gastos públicos descontrolados, alertaram especialistas anteriormente.
Os sindicatos do setor público representam cerca de 1,3 milhão de trabalhadores e vinham participando de diversas manifestações desde novembro de 2022.
As negociações salariais começaram em maio, com os sindicatos exigindo inicialmente um aumento de 10% que o governo rejeitou.
Nas rodadas de negociação subsequentes, os sindicatos reduziram suas demandas para um aumento de 8% e a continuação do pagamento mensal em dinheiro de 1.000 rands (US$ 54,71).
O acordo final fará com que a gratificação em dinheiro continue por um ano, disse o governo.
A massa salarial do setor público representa cerca de um terço do gasto total do governo. O tesouro havia contabilizado um aumento anual de 3,3% para 2025/26.
(US$ 1 = 18,2781 rands)