Coca-Cola e ForAfrika reabilitam bomba de água que beneficiará 3 mil pessoas no Bocoio

Data:

A Coca-Cola Company, em parceria com a Refriango e a ForAfrika, entregou no dia 22 de Março, uma bomba de água que vai beneficiar 3.000 habitantes residentes no município do Bocoio, na província de Benguela. A iniciativa marcou o Dia Mundial da Água e vai melhorar o acesso e o uso sustentável desse recurso na comunidade.

No Dia Mundial da Água, que se assinalou a 22 de Março, a população de Embandi, comunidade a 40 km da sede municipal da Administração do Bocoio, na província de Benguela, voltou a ter acesso a água limpa do poço da escola primária que foi recentemente remodelada para a comunidade.

A reabilitação da bomba de água que a organização ForAfrika instalou no local foi financiada pela Coca-Cola, através da sua plataforma Africa Sustainability (Sustentabilidade África) JAMII, no âmbito da gestão da água, que continua a ser um dos pilares da política de responsabilidade social da multinacional e que vai beneficiar mais de 3.000 habitantes de Embandi.

Com um custo de 5 milhões de kwanzas, a reabilitação da infra-estrutura marca o primeiro passo da parceria do programa WASH no Bocoio. Esta iniciativa da ForAfrika e da Coca-Cola vai também promover a sensibilização da população para o uso racional e sustentável da água e organizar acções ligadas ao saneamento, higiene, bem-estar e desenvolvimento comunitário.

Segundo o soba Embandi Zeferino Tchikeva Miapia, “a bomba manual reabilitada vai evitar a propagação de doenças entre a população, que antes tinha que consumir água de lugares impróprios e desprotegidos”. Soba Embandi conta que, para chegar às bacias de recolha desregulada de água pluvial conhecidas por chimpacas, “as pessoas tinham que madrugar e percorrer grandes distâncias carregando pesos muito grandes”. O soba agradeceu, por fim, à ForAfrika e à Coca-Cola pelo apoio prestado, considerando-o “muito importante para manutenção da higiene e saúde da comunidade.”

ForAfrika é a maior organização não-governamental africana. Trabalha para criar uma África que prospera e tem feito um trabalho extensivo em Angola. Presente na inauguração da bomba de água do Bocoio, Célio Njinga, Director Nacional da ForAfrika, sublinhou que “esta infra-estrutura se junta às 337 bombas de água que a organização instalou no ano passado nas províncias de Benguela e Cuanza-Sul.”

“Somos africanos a trabalhar para uma África próspera. Conhecemos os nossos desafios e a melhor forma de os ultrapassar. Com conhecimento local, e em parceria com as comunidades, removemos barreiras e desenhamos programas que levam à transformação do nosso continente. Acreditamos na prosperidade dos africanos, e é com acções como as de hoje, aqui no Bocoio, que construímos passo a passo a África que queremos”.

Paula Lima, Gestora Sénior de Marketing da Coca-Cola em Angola, indicou que, com esta iniciativa, a multinacional “avança soluções que fornecem e garantem água potável gerida de forma segura às comunidades em Angola, especialmente no município do Bocoio. O Sistema Coca-Cola em África é líder na gestão de água há mais de uma década. A nossa visão global para garantir a segurança hídrica para todos aplica-se aos nossos negócios e às comunidades e meio ambiente onde operamos. Fornecemos ingredientes e tocamos a vida das pessoas”.

“Através do JAMII, pretendemos ajudar a melhorar o acesso à água potável e proteger os nossos recursos hídricos naturais, formando parcerias significativas entre o governo, o sector privado, ONGs e comunidades locais em Angola”, disse.

“Melhorar vidas e proteger o meio ambiente é um compromisso da Coca-Cola em todo o mundo, e em Angola não é diferente”, comentou, por seu lado, Tânia Jardim, Administradora de Marketing da Refriango, empresa que produz e distribui as marcas da multinacional no nosso país. Segundo a responsável, “além do programa com a ForAfrika, em Angola a parceria com a Coca-Cola tem permitido à Refriango unir esforços para acelerar os seus projectos de sustentabilidade e, em conjunto, ampliar o impacto nas comunidades com foco na gestão da água, gestão de resíduos e empoderamento económico de mulheres e jovens.”

“Nos últimos meses, desenvolvemos projectos com parceiros locais como a Associação Nação Verde, EcoAngola ou Unesco, com quem temos promovido acções, entre as quais limpeza de praias, educação e sensibilização ambiental em escolas e comunidades e estímulo da economia circular.” Este programa “permitiu a instalação de oito ecopontos em Luanda, no início deste ano, que vão potenciar a reciclagem e reutilização de materiais como papel, cartão, vidro e plástico PET”, afirmou.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Partilhe com amigos:

Seja um Leitor Gold

spot_imgspot_img
spot_imgspot_img

Popular

Artigos relacionados
Artigos relacionados

Austrália vai banir uso de redes sociais por jovens abaixo dos 16 anos

A medida foi anunciada pelo primeiro-ministro Anthony Albanese. A Austrália...

ENBI lança passe de transporte público GiraMais em Cabinda

A partir de Dezembro, e até ao final do...

Angola busca investidores para o sector mineiro na África do Sul

O Ministério dos Recursos Minerais, Petróleo e Gás realiza...

Canadá encerra filial do TikTok, mas aplicação continua acessível no país

O Canadá ordenou na quarta-feira a liquidação da filial...