A Salesforce disse nesta terça-feira que está a trabalhar com a OpenAI, criadora do ChatGPT, para adicionar a sensação do chatbot ao seu software de colaboração Slack, além de trazer inteligência artificial generativa para seu software de negócios em geral.
A empresa com sede em São Francisco disse que a tecnologia que está a ser chamada de EinsteinGPT combinaria sua IA proprietária com a de parceiros externos, incluindo a OpenAI, para ajudar as empresas a gerar rascunhos de e-mail, informações de contas de clientes e códigos de computador. O ChatGPT também se integraria ao Slack para ajudar os usuários a resumir os tópicos de conversa e lidar com outras consultas.
A mudança reflete uma corrida entre as empresas de tecnologia para equipar suas ferramentas com IA generativa, que pode criar novos textos, imagens e outros conteúdos com base em entradas de dados anteriores.
A Microsoft, por exemplo, anunciou que a tecnologia da OpenAI – empresa na qual está investindo – pode gerar notas de reuniões em suas equipes de produtos, além de sugerir respostas por e-mail aos fornecedores por meio de sua assinatura do Viva Sales. O Teams compete com o Slack.
Clara Shih, gerente geral da Salesforce, disse em uma coletiva de imprensa que o anúncio respondeu à demanda das empresas pela tecnologia nascente. Ela disse que os dados proprietários da Salesforce e os modelos de IA ajudariam a diferenciar sua oferta.
As ferramentas de IA generativas da Salesforce ajudariam as empresas a “reimaginar completamente como se envolvem com seus clientes”, disse ela.
A Salesforce também anunciou um fundo para investir em startups de IA generativa.