Rússia e China têm supercomputadores mais poderosos do que o Reino Unido, disse jornal britânico Telegraph citando um relatório da comunidade científica britânica, nesta segunda-feira (6).
Cientistas supostamente alertaram o primeiro-ministro Rishi Sunak que o Reino Unido caiu para o número dez na lista de potências globais de supercomputação, ficando atrás de Rússia, China e França. Londres já esteve em terceiro lugar em 2005.
O governo foi solicitado a investir US$ 600 milhões extras na construção de um novo supercomputador capaz de treinar programas avançados de inteligência artificial (IA), informou o jornal britânico. A falta de investimento “ameaça a posição [do Reino Unido] como líder internacional em ciência e tecnologia”, disseram os cientistas, segundo o jornal.
A revelação coincide com o anúncio do governo de um plano para injetar US$ 445 milhões no desenvolvimento de tecnologias inovadoras, como tecnologias quânticas, supercomputação e IA, à medida que busca estabelecer o Reino Unido como uma superpotência global de ciência e tecnologia até 2030.