“She’s back” (Ela está de volta): Assim se resume o comunicado de imprensa da Puma publicado no dia 1 de março sobre uma nova colaboração entre a marca e a Fenty da cantora Rihanna.
É uma frase curta, mas a essência está lá. Em 2023, os parceiros relançam uma colaboração que tem sido importante para ambos. Claro que, recentemente, Rihanna “apresentou-se” no intervalo do Super Bowl com um par de tênis Salomon MM6Xs nos pés, mas a notoriedade da moda da estrela pop é apoiada pelo seu projeto com a Puma. A primeira coleção PumaXFenty surgiu em 2015. À época, a Puma estava com problemas e tentava se recuperar. O diretor, Bjorn Gulden, havia iniciado um reposicionamento baseado em dois pilares.
O primeira foi reconectar a marca com o desempenho esportivo. O segundo foi potencializar a sua oferta sportstyle assinando linhas que tivessem personalidade. E Rihanna tornou-se protagonista desta última estratégia, primeiro juntando-se à marca em 2014 como musa inspiradora, depois assinando uma primeira coleção FentyXPuma para a qual assumiu o papel de ‘diretora artística’, realizada por um primeiro desfile na New York Fashion Week de 2016.
Assim que o modelo “Creeper” foi comercializado, o entusiasmo pelo projeto tornou-se imediato, tanto que a Puma apoiará a sua recuperação nesta rica parceria, que proporciona a colaboração de outras estrelas, cantoras e modelos para também lhes confiar o patrocínio de produtos, como Kylie Jenner, Selena Gomez, TheWeeknd ou mais recentemente Dua Lipa. E entre 2015 e a última coleção para o inverno 2017, a colaboração entre a Fenty e a Puma foi um verdadeiro sucesso. Assim, a oferta estendeu-se, passando pelos modelos de sneakers, mas também por uma proposta de prêt-à-porter sporty-chic apresentada em desfiles de moda em Nova York e Paris.
Desde então, Rihanna viveu o amargo fracasso do lançamento da Fenty com o grupo LVMH em 2019. Mas essa passagem vazia não parece ter reduzido o potencial da cantora e empresária de Barbados, que ainda desenvolve a sua oferta de roupas íntimas SavageXFenty e especialmente a proposta cosmética da Fenty Beauty (que esta referenciou com sucesso durante o seu show no Superbowl de 2023).
Hoje, a estrela, menos visível no cenário musical, é certamente ainda mais poderosa do que há uma década.
Tem mais de 145 milhões de seguidores no Instagram e é uma figura importante para a afirmação e empoderamento feminino. Por enquanto, nenhuma data de lançamento ou planos para a semana de moda foram revelados. Mas o fato é que, enquanto o fim do acordo com a Yeezy, a marca do polêmico Kanye West, atualmente está penalizando muito a Adidas, o retorno da importante parceria com a Fenty e Rihanna pode representar um importante trunfo comercial para a Puma nos próximos meses.