Mina de Lulo volta a gerar diamantes de mais de 100 quilates

Data:

A mina diamantífera aluvial do Lulo, localizada na província da Lunda Norte, em Angola, voltou a gerar um diamante de 150 quilates, tornando-se na primeira pedra preciosa de mais de 100 quilates a ser descoberta em 2023, anunciaram esta semana os accionistas da Sociedade Mineira do Lulo (SML).

Descoberto no bloco 28 (Mining Block 28 – MB28), o diamante branco do tipo IIa é o quinto minério de mais de 100 quilates recuperado neste bloco e o 36º diamante com este peso extraído do Lulo.

Esta descoberta vem cada vez mais colocar Angola na montra mundial dos grandes produtores de diamantes de qualidade e valor, assim como enriquecer a galeria nacional dos mais importantes diamantes extraídos no país nos últimos anos, cuja lista continua a ser liderada pelo gigante de 404 quilates, extraído em 2016 nesta mina.

Após a exploração histórica do diamante de 404 quilates, em 2022, a mina do Lulo voltou a fazer história, por ter descoberto o maior diamante rosa denominado “Rosa do Lulo”, com 170 quilates.

Gerida pela Lucapa Diamond Company, com sede na Austrália, Endiama e a Rosa & Pétalas, a mina do Lulo iniciou a sua exploração em 2016 e é a exploração mineira com valor por quilate maior em Angola.

Embora esteja longe em quantidade extraída no país, cujo destaque recai para Catoca (responsável por 75% de todos os diamantes produzidos em Angola), Lulo é a mina essencialmente de aluvião, sem exploração directa no kimberlito de origem das suas pedras.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Partilhe com amigos:

Seja um Leitor Gold

spot_imgspot_img
spot_imgspot_img

Popular

Artigos relacionados
Artigos relacionados

Finanças no Huambo arrecadam 792 milhões

A Delegação Provincial das Finanças no Huambo arrecadou para...

Manter o conteúdo seguro e proteger a privacidade das pessoas

Proteger conteúdos e garantir a segurança e privacidade dos...

FESTIPUB: O melhor da publicidade e marketing nos PALOP será conhecido amanhã

A partir de quinta-feira, 21, e até ao próximo...