Quase 80% das famílias brasileiras fecharam ano de 2022 endividadas

Data:

Quase 80% das famílias brasileiras fecharam o ano de 2022 endividadas, um recorde desde que a CNC – Confederação Nacional do Comércio, começou a pesquisar o assunto, em 2011. Mais de 17% das pessoas estavam muito endividadas. Segundo a CNC, o brasileiro compromete cerca de 30% da renda com dívidas. 

E as do cartão de crédito foram as que mais aumentaram depois da pandemia. Em 2019, 78% dos entrevistados declaram ter dívidas em atraso nessa modalidade contra 86% no ano passado. O diretor de Economia e Inovação da CNC, Guilherme Mercês, avalia que  a educação financeira é uma demanda urgente para o brasileiro. 

Nas famílias com  renda mais baixa, de até 10 salários-mínimos, 32% estão com dívidas atrasadas por mais de 90 dias. Já entre quem tem renda mais alta, superior a 10 salários,  esse atraso gira em torno de 13%.

As mulheres são a maioria entre as pessoas inadimplentes com débitos superiores a 90 dias. A idade média das devedoras é superior a 35 anos,  com ensino médio incompleto, ganham até 10 salários mínimos e  moram no Sudeste e Nordeste do país. A economista da CNC Izis Ferreira analisa que a situação social da mulher exerce uma grande influência na questão do endividamento. 

Esse cenário do endividamento mudou a partir de 2019, quando a tendência era de queda. E se intensificou especialmente na população mais pobre. Entre os motivos para essa mudança estão o desemprego gerado pela pandemia e  a retomada do consumo reprimido nos tempos de lockdown, quando houve aumento das compras pela internet.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Partilhe com amigos:

Seja um Leitor Gold

spot_imgspot_img
spot_imgspot_img

Popular

Artigos relacionados
Artigos relacionados

Empreendedor Ariclenes de Matos apresenta projecto que visa criar 2.000 empregos

O empreendedor Ariclenes de Matos revelou recentemente o programa...

Sanlam Angola Seguros muda de nome para SanlamAllianz Angola

A Sanlam Angola Seguros foi oficialmente rebaptizada como...

Seguros de acidentes de trabalho tornam-se obrigatórios em contratos públicos

A Agência Angolana de Regulação e Supervisão de Seguros...