O diretor-geral da Organização Mundial da Saúde (OMS), Tedros Adhanom Ghebreyesus, anunciou um plano para criar um novo Conselho Acelerador de Vacinas contra a Tuberculose.
Falando no Fórum Económico Mundial em Davos, Ghebreyesus disse que o mecanismo deve acelerar a coordenação entre financiadores, agências globais, governos e usuários finais para identificar e remover barreiras ao desenvolvimento de vacinas contra tuberculose. Dessa forma, o “Tuberculosis Vaccine Accelerator Council” facilitará o licenciamento e o uso de novas vacinas eficazes contra a tuberculose.
O Diretor-Geral fez o anúncio considerando a urgência de intensificar os esforços de desenvolvimento de vacinas contra a doença, uma vez que a epidemia não mostra sinais de desaceleração.
Atualmente, a vacina Bacillus Calmette-Guérin (BCG), desenvolvida em 1921, é a única vacina contra tuberculose licenciada, segundo a OMS . Embora o BCG forneça eficácia moderada na prevenção de formas graves de TB em bebês e crianças pequenas, ele não protege adequadamente adolescentes e adultos, que representam quase 90% das transmissões de TB em todo o mundo.