Tribunal do Moxico vai amnistiar cerca de 800 criminosos considerados perigosos depois de “perder rasto” dos mesmos

Data:

O Tribunal de Comarca do Moxico desconhece o paradeiro de 866 arguidos indiciados em vários crimes violentos e que aguardam pelos respectivos julgamentos, alguns deles desde 2021, informou hoje, no Luena, o juiz presidente local, Rivaltino Van-Dúnem.

Em declarações à ANGOP, a propósito das actividades desenvolvidas em 2022, Rivaltino Van-Dúnem disse tratar-se de cidadãos acusados de roubo, furto, homicídio e agressão sexual, esse último, fundamentalmente contra menores de 12 a 14 anos de idade.

O magistrado judicial justificou a perda do rasto dos arguidos com a “complexa geografia da província e a falta de transporte no tribunal” para efectuar diligências, uma vez que muitos deles estavam em liberdade condicional.

“Muitos desses 866 arguidos não foram julgados porque estão em parte incerta, não se sabe onde se encontram atendendo a geografia da província e o tribunal tem dificuldades por falta de meios rolantes”, lamentou.

Rivaltino Van-Dúnem esclareceu que ao todo são mil 586 processos que transitaram para 2023, destacando-se os cíveis (117),  de família (516) e de trabalho (40).

Descartou a possibilidade de se julgar os arguidos à revelia devido ao facto de o actual Código Penal eliminar essa figura (julgamento à revelia).

Com a excepção dos crimes de homicídio, agressão física e outros específicos, o juiz informou que alguns processos serão amnistiados, estando a decorrer trabalhos administrativos para a sua efectivação.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Partilhe com amigos:

Seja um Leitor Gold

spot_imgspot_img
spot_imgspot_img

Popular

Artigos relacionados
Artigos relacionados

Pequenas e médias empresas representam quase 100% do tecido empresarial do país

As Micro, Pequenas e Médias Empresas (PME’s) representam um...

Zona Económica Especial teve lucro de 18,2 mil milhões Kz em 2023

A Zona Económica Especial (ZEE) encerrou o exercício económico...

Segunda  edição de TechInsight debate inovação e blockchain no sector financeiro angolano

A segunda edição do ciclo de conferências TechInsight analisa,...

ENSA bate recorde e consolida liderança

Seguradora assinala 100 mil milhões de kwanzas em prémios...