Chuvas no sul de Angola provocam inundações na Namíbia

Data:

O Ministério da Agricultura, Água e Reforma Agrária (MAWLR) da Namíbia em comunicado divulgado hoje, segunda-feira, alertou a população, principalmente aquela residente no Norte do país, de inundações que fluem do sul de Angola e da parte oriental da bacia hidrográfica do Cuvelai.

O Ministério, através da Divisão de Hidrologia, confirmou que, desde a primeira semana de Janeiro, se registaram boas precipitações em algumas zonas da bacia hidrográfica do Cuvelai.

“Essas chuvas resultaram em inundações repentinas sendo observadas e relatadas nas planícies aluviais/lishana em torno de Ondjiva e na área de Namacunde no sul de Angola”, diz o comunicado.

Além disso, o ministério confirmou que a inundação observada atravessou as fronteiras para a Namíbia na manhã da última sexta-feira, 13 de janeiro, na vila de Onghala, no distrito eleitoral de Ongenga, na região de Ohangwena.

Atualmente, a água da enchente está concentrada nos riachos a oeste de Oshikango nas áreas das aldeias de Engela, Eeshoke, Oimbadalunga, Onghala e Ohaingu. Atualmente, a magnitude e a velocidade da enchente atual não representam riscos de emergência significativos.

“Portanto, o público e as comunidades nas áreas afetadas não devem entrar em pânico, mas permanecer em alerta e ter cautela. No entanto, a situação das cheias pode mudar se continuarem a registar-se chuvas substanciais na bacia hidrográfica do Cuvelai, tanto em Angola como na Namíbia. Os membros da comunidade e crianças em idade escolar nas áreas propensas a inundações devem tomar as medidas preventivas necessárias e são aconselhados a usar rotas alternativas ao atravessar as áreas alagadas”, diz o comunicado.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Partilhe com amigos:

Seja um Leitor Gold

spot_imgspot_img
spot_imgspot_img

Popular

Artigos relacionados
Artigos relacionados