Este conteúdo é apenas para assinantes
Em dez anos de existência, o Fundo de Garantia de Crédito já emitiu 752 garantias para um volume de financiamento de mais de 500 mil milhões de Kwanzas e garantias acima de 300 mil milhões de Kwanzas, informou o director do Gabinete de Recuperação de Garantias do FGC, Renato Baptista, em entrevista a Angop.
Entre as 10 províncias que mais se beneficiaram das garantias do fundo está o Bengo. De acordo com Renato Baptista, a província do Bengo tem actualmente 55 projectos, um financiamento total de cerca de 15 mil milhões de Kwanzas e garantias que rondam os cerca de dez mil milhões de Kwanzas.
Segundo o responsável, essas cifras estão abaixo do que é expectável e, por isso, quer que os investidores solicitem mais financiamentos, uma vez que o fundo existe para auxiliar no que for necessário.
Sem adiantar mais pormenores, informou que um diagnóstico feito na província sobre as suas potencialidades na produção de frutas e na piscicultura concluiu haver necessidade de se investir mais.
O Fundo de Garantia de Crédito é uma instituição financeira não-bancária, criada a 4 de Maio de 2012, por Decreto Presidencial n.º 78/12 para facilitar o acesso ao crédito bancário das micro, pequenas e médias empresas e empreendedores singulares, através de mecanismos de garantias públicas, para o desenvolvimento das suas actividades.
O fundo garante até 75 por cento dos financiamentos solicitados e aprovados pela banca comercial.