O governo britânico disse nesta quinta-feira que um pequeno número de pessoas que obteve os chamados “vistos gold” para investidores ricos pode ter obtido sua riqueza por meio de corrupção ou outras atividades financeiras ilícitas.
O governo cancelou os vistos no ano passado, que ofereciam uma rota de residência para aqueles que investissem pelo menos 2 milhões de libras (US$ 2,43 milhões), nos dias anteriores à invasão da Ucrânia, em meio a preocupações com a entrada de dinheiro ilícito russo.
Uma revisão foi encomendada pela primeira vez pelo governo em 2018 após o envenenamento do ex-agente duplo russo Sergei Skripal na Grã-Bretanha, e os detalhes dessa investigação só foram divulgados ao parlamento na quinta-feira.
“A análise dos casos identificou uma pequena minoria de indivíduos ligados à rota do visto Tier 1 (Investidor) que corriam potencialmente alto risco de ter obtido riqueza por meio de corrupção ou outra atividade financeira ilícita e/ou envolvimento em crime organizado e grave, “, disse a secretária do Interior, Suella Braverman, em um comunicado por escrito.