‘Risco de contágio’: após o colapso do FTX, os principais reguladores dos EUA alertam os bancos sobre as criptomoedas

Data:

Os reguladores dos bancos federais alertaram os bancos sobre o investimento em cripto esta semana, no que pode ser um prelúdio para regulamentações mais agressivas que estão por vir.

A orientação vem após as recentes “falhas de várias grandes empresas de criptoativos”, de acordo com um comunicado de imprensa divulgado pelo Federal Reserve, Federal Deposit Insurance Corp.

Sem mencionar a recente implosão da exchange cripto FTX pelo nome, os reguladores disseram que, devido à má supervisão, as empresas de criptoativos são um “risco de contágio” para os bancos. Eles também citaram outras preocupações, como fraudes ou golpes, incertezas legais sobre a custódia de criptoativos e declarações enganosas de empresas de cripto.

Mais regulamentação criptográfica está a caminho?

Embora os reguladores tenham alertado que “práticas de gerenciamento de risco e governança” no espaço criptográfico carecem de “maturidade e robustez”, eles pararam de anunciar novas regras ou regulamentos para bancos que investem em ativos criptográficos. Eles também não desencorajaram parcerias entre bancos e empresas de criptomoedas.

As agências disseram que adotarão uma “abordagem cuidadosa e cautelosa” para “atividades e exposições relacionadas a criptoativos” em cada banco. 

“A declaração é um pouco ameaçadora no que diz respeito ao risco da criptografia, sem nenhum conselho sobre como lidar com isso”, diz David Schwed, diretor de operações da empresa de segurança blockchain Halborn. “No entanto, isso mostra que as agências reguladoras federais estão ativamente envolvidas em ajudar a restaurar a estabilidade nos mercados.”

Embora o alerta dos reguladores “ilumine muitos dos riscos associados aos ativos digitais”, Schwed acredita que “nada mais é do que um aviso de riscos generalizados de alto nível”.

Após o colapso da FTX, a Casa Branca pediu mais regulamentação das criptomoedas , assim como o entusiasta de criptomoedas e investidor celebridade Kevin O’Leary .

Muito mais precisa acontecer quando se trata de regulamentação, acrescenta Schwed, mas ele não espera “nada radical” este ano.

A conclusão da declaração é que os bancos precisarão ser cautelosos ao considerar investimentos em criptoativos, diz Mina Tadru, CEO da empresa de investimentos Tadrus Capital.

“Este aviso pode tornar mais provável o aumento da regulamentação dos investimentos em criptomoedas no futuro”, diz Tadru. Tais regulamentos podem incluir maiores requisitos de relatórios e capital, bem como limites sobre os tipos de investimentos que os bancos podem fazer em criptoativos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Partilhe com amigos:

Seja um Leitor Gold

spot_imgspot_img
spot_imgspot_img

Popular

Artigos relacionados
Artigos relacionados

Pequenas e médias empresas representam quase 100% do tecido empresarial do país

As Micro, Pequenas e Médias Empresas (PME’s) representam um...

Zona Económica Especial teve lucro de 18,2 mil milhões Kz em 2023

A Zona Económica Especial (ZEE) encerrou o exercício económico...

Segunda  edição de TechInsight debate inovação e blockchain no sector financeiro angolano

A segunda edição do ciclo de conferências TechInsight analisa,...

ENSA bate recorde e consolida liderança

Seguradora assinala 100 mil milhões de kwanzas em prémios...