O governo diz que alguns soldados do exército gambiano “planejavam derrubar o governo democraticamente eleito” do presidente Adama Barrow.As autoridades gambianas frustraram um golpe militar, disse o governo na quarta-feira.
Quatro soldados foram presos e três supostos cúmplices estam foragidos, disse um comunicado, acrescentando que eles tentavam derrubar o governo do presidente Adama Barrow .
O governo disse que “a situação está sob controle total e não há necessidade de pânico”.O mesmo comunicado forneceu poucos detalhes sobre o que exatamente aconteceu, mas, de acordo com alguns relatos de testemunhas, houve movimentos de soldados em torno da sede presidencial no centro da capital, Banjul.Barrow enfrentou tentativa de golpe antes.
Não está claro quem exatamente estava por trás da tentativa de terça-feira.Barrow derrotou o ex- ditador Yahya Jammeh nas eleições presidenciais de dezembro de 2016 e conquistou um segundo mandato nas eleições do ano passado.
Jammeh foi forçado ao exílio depois de se recusar a aceitar a derrota. Em um telefonema para um comício na Gâmbia no sábado, ele disse que voltaria em breve e lideraria o país mais uma vez.
Oito ex-soldados liderados por um de seus ex-assessores militares planejaram derrubar Barrow um ano depois que ele chegou ao poder. Eles foram condenados à prisão em 2019 por traição e conspiração, acusações que negaram.
No entanto, não há detalhes na declaração do governo sobre se a última tentativa de golpe está ligada ao regime anterior .