Albina Assis é a primeira e única mulher a exercer o cargo de Ministra dos Petróleos. Também é a primeira mulher a exercer o cargo de Presidente do Conselho de Administração(PCA) da petrolífera nacional, a Sonangol.
A ex-ministra dos petróleos de Angola, Albina Assis, foi homenageada nesta quinta-feira, com o nome inscrito no auditório das novas instalações do Ministério dos Recursos Minerais e Petróleo (Mirempt).
Albina Assis descerrou a placa do referido auditório, na presença da Vice-presidente da República, Esperança da Costa, da Presidência da Assembleia Nacional, Carolina Cerqueira e da Vice-presidente do MPLA, Luísa Damião.
Actualmente, comissária-geral da Expo-2025, funções que vêm a exercer há muito, exerceu o cargo de ministra dos Petróleos, no período de 1992-1999.
Albina Assis, engenheira química pela Universidade Agostinho Neto, é a primeira a exercer o cargo de primeira Presidente do Conselho de Administração(PCA) da petrolífera nacional, a Sonangol.
Como PCA da Sonangol, Albina Assis impulsionou a criação da Sonangol-Pesquisa e Produção, uma iniciativa que tornou a empresa produtora de petróleo, além de concessionária na altura